domingo, 10 de outubro de 2010

Play list: uma canção portuguesa para se cantar no Brasil

Há na web muitas versões de "Grândola, Vila Morena", uma paixão que desde a infância partilho com muitos portugueses. Prefiro a canção gravada na voz do grande Zeca Afonso, que a compôs. Mas não posso deixar de mencionar o singelo e espontâneo, porém tocante, registro da canção entoada por José Saramago, sua esposa Pilar del Río, o cantor Luís Pastor, João Afonso e outros amigos que foram visitar o escritor em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Ao desembarcar em Portugal, em breve, farei questão de ir a Grândola num passeio sentimental em homenagem a esse notável hino à solidariedade composto à moda portuguesa.

1 comentários:

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Eu tambem gosto muito desta cancao. Muitas vezes a cantarolei na minha juventude. Zeca Afonso foi umm bom portador de revoltas e sentimentos nas suas cancoes, devido a situacao politica de Portugal, o que infelizmente agora nao esta muito melhor, embora se diga que nao se vive em ditadura... mas para mim a ditadura tem varios rostos, infelizmente alguns bem disfarcados.
Jose Saramago e' para mim tambem um ponto de referencia. Alguem que nao teve medo de se mostrar mesmo que mais de metade do mundo o criticasse e nao o entendesse. O seu texto dava conversa para muito tempo, mas quero deixar claro que o mais importante e' sentir que vais em frente. Le, escreve e partilha connosco os teus pensamentos. Tenho a certeza que estaremos todos aqui... com amizade
fernanda