Tenho dividido o tempo de leitura de que disponho em duas metades rigorosamente iguais. Uma delas é dedicada aos cientistas, historiadores, jornalistas e escritores que me dizem como o mundo é. A outra metade fica com os filósofos, poetas, romancistas e autores que me fazem sonhar, isto é, que me dizem como o mundo poderia ser.
No entanto, à medida que o tempo passa, começo a sentir que precisarei dedicar cada vez mais tempo ao grupo dos estimuladores de sonho, ainda que isso me obrigue a encurtar o tempo que reservo à leitura dos autores preocupados em descrever a realidade. Aliás, quanto mais contemplo a realidade, tanto mais me convenço de que precisamos mais daqueles que nos ensinam a sonhar do que daqueles que fazem retratos do real com o máximo possível de objetividade.
Será isso um escapismo? É possível que minhas palavras sejam lidas assim. Mas não creio que essa leitura seja a mais próxima do que de fato sinto. O que sinto nada tem a ver com um vago anseio pela terra distante dos sonhos para o qual partem aqueles que não suportam olhar de frente para o mundo à sua volta. Não, meu sentimento é diferente. O que sinto é que as crianças exploradas como mão-de-obra gostariam que muitas pessoas de bem se juntassem para sonhar um mundo em que elas pudessem brincar um pouco no seu tempo livre; o que sinto é que as mulheres agredidas gostariam que todos sonhássemos um mundo em que a agressão não fosse banalizada e sim punida com mais severidade e evitada por um esforço de mudança cultural; o que sinto é que os portadores de necessidades especiais esperam que sonhemos um mundo em que a diferença será vista com mais respeito.
Mas não encontro estímulo para esses sonhos de um outro mundo na ciência e em outros discursos sobre a realidade, por mais que eu os valorize. Esse outro mundo pertence ao campo dos sonhos, mais precisamente àquela parte onde estão os sonhos que nos incomodam no fundo da consciência até que arregacemos as mangas para tentar torná-los realidade. Por isso acredito cada vez mais na poesia e na ficção. Ao abrir as portas do meu coração para o desejo de que se torne real o que ainda é apenas imaginação, poetas e ficcionistas me ensinam que sonhar, afinal, já deixou de ser um direito. Cada vez mais, sonhar é um dever. Um dever incontornável.
10 comentários:
室內設計 歐化廚具
系統櫃 系統傢俱
傢俱 廚具 歐式廚具
裝潢 室內設計作品
抽油煙機 廚具工廠
你想為愛的小窩重新換個造型ㄇ! 你想為甜蜜小窩重新添購家具ㄇ!
歡迎進入全台灣最具規模的廚具裝潢網^^
5566action
Sonhar é a unica força que faz mover, quando dou por isso que por muito que se fale, por muitas instituiçoes que se criem, por muito que se contribua para fundo humanitarios, se pesquisarmos a essencia da existencia de tudo isto, infelizmente a maior parte das vezes nao existe o lado humanitario...mas a exploraçao em proveito proprio...
Os sonhos sao cada vez mais a realidade que sonhamos, por ser a unica forma de sentir a realidade mais perto dos nossos sonhos.
Excelente texto.Cada vez mais os sonhos sao o refugio de muitos, para viverem num mundo mais credivel mesmo que a sonhar.
Eduardo.
Faça ficção e poesia, Márcio. Sonhe. Desde que comecei a ler você, já vi poesia em suas teorias e ficção de perfeita qualidade. Faça o bem a todos e escreva mais.
室內設計
室內設計作品
廚具
歐化廚具
歐式廚具
廚具工廠
系統櫃
系統傢俱
傢俱
裝潢
抽油煙機
十年大陸越南新娘介紹經驗,合法的婚姻介紹機構,嚴肅,專業的婚姻介紹網站,擁有台灣多家外籍新娘婚姻協會人員合作,本網站是由大陸當地台灣媒人所設立,位於廣西省,臨近越南河內,娶外籍新娘通過本站直接到異國娶親,省掉台灣外籍新娘婚姻仲介中間環節,可以節省費用,全台各地都有我們所服務過的客人,如有需要可提供電話詢問,我們的口碑經的起檢驗,也可為你推薦台灣合法信譽好的婚姻協會人員為你服務,希望通過我們讓你以最經濟實惠的方式找到理想的伴侶,能夠為有緣人牽線搭橋,異國姻緣一線牽,歡迎以婚姻為目的,具備嚴肅婚姻心態,有責任感,有心想娶外籍新娘的台灣單身男士與我們聯繫,我們將誠心為您服務!
外籍新娘
大陸新娘
越南新娘
東北新娘
廣西新娘
吉林新娘
福建新娘
中國新娘>>>參考網站
外籍新娘 外籍新娘
大陸新娘 大陸新娘
越南新娘 越南新娘
東北新娘 東北新娘
廣西新娘 廣西新娘
吉林新娘 吉林新娘
福建新娘 福建新娘
中國新娘 中國新娘
潘朵拉日韓服飾購物商城-日韓服飾、服飾批發、流行服飾、韓國服飾、日系服飾、精品服飾、日韓服飾批發、雜誌款服飾批發、女裝服飾批發、時尚服飾批發、少女服飾批發、衣服批發
心安居家看護中心提供:醫院看護、居家看護、家庭看護、看護中心、外籍看護、私家看護、外勞申請、居家看護、家庭幫傭、外勞直聘、人力仲介
禾雅堂經典乳酪蛋糕提供精緻乳酪蛋糕、彌月蛋糕、巧克力、chocolate、cheese cake、原味乳酪蛋糕、日式抹乳酪蛋糕、松子黑糖乳酪蛋糕、密釀蔓越莓乳酪蛋糕、印度野芒果乳酪蛋糕、巧克力乳酪蛋糕、頂級圭那亞乳酪蛋糕等多種口味,歡迎參觀與選購。
Márcio.
Indiquei seu blog ao Prêmio Master Blog.
Pegue o seu selo no Deslimites do Ser.
Beijos!
Postar um comentário