quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sobre garçons, varredores e escritores

A psicanálise do cisco e dos restos de bolo na mesa
Tenho inveja de garçons e varredores. Na adolescência, quando descobri que a alma do escrever mora nos olhos e ouvidos, e não nos dedos e artifícios de estilo, passei a achar que esses dois ofícios têm muito a ensinar. Por respeito a si mesmo e aos leitores, ninguém que se disponha a colocar idéias na página em branco deveria fazê-lo sem antes passar por uma espécie de estágio probatório com eles.
Garçons e varredores, talvez por força do trabalho que exercem, estão imunes ao vírus do excesso de referência e atenção a si mesmos. É desse vírus a culpa pela impiedosa epidemia que devasta parte considerável da literatura e que em nossa época tem tornado tetraplégicos muitos talentos literários promissores, incapacitando-os de perceber as coisas do mundo como uma grande provocação da curiosidade.
Esse quadro patológico não atinge garçons e varredores. Nos restaurantes, lanchonetes ou bares de qualquer nível, nos aeroportos e terminais rodoviários, eles circulam com a vitalidade de quem não está afogado nas próprias profundezas. Estão atentos aos outros, enquanto aqueles a quem servem em geral têm olhos e ouvidos apenas para verem e ouvirem a si mesmos, num espetáculo infindável de autocontemplação.
Com garços e varredores, é diferente. Eles olham pela janela da vida e ouvem o seu burburinho. Só garçons e varredores descobrem com facilidade a diferença entre a birra que as crianças dão quando querem fazer algo e não são autorizadas e a birra que dão para não fazer o que lhes pedem. Só eles distinguem à primeira vista de qual dos cinco tipos de choro de mulher se trata em cada caso.
Sei que outras profissões permitem observar pessoas, mas não como os garçons e varredores. Médicos e policiais também fazem observações por dever de ofício, mas têm autoridade sobre as pessoas. E a autoridade, quando brilha nos olhos, estrangula, estupra e esquarteja a curiosidade. Com autoridade é impossível olhar o desenho geométrico do cisco no chão e fazer a psicanálise dos restos de bolo na mesa.
Autoridades não percebem que as pessoas se dividem entre as que brincam com as tampinhas de refrigerante e as que não brincam. Não sabem que canudinhos e palitos torcidos ou quebrados são quase um tratado sobre a alma humana, cada tipo de torção ou quebra correspondendo a uma disposição de espírito. Têm dificuldade para descobrir que a areia dentro do cinzeiro forma a imagem de uma montanha.
Para garçons e varredores, tudo isso é visível. É claro. Ao voltarem para casa depois de um turno de trabalho, eles podem avaliar o quanto o mundo é variado, complexo e profundo. Sem solenidade, sem alarde, com a nobreza de quem se sente bem servindo, eles atingem a capacidade de viver e aprender, esse fruto abençoado reservado aos quem têm a coragem e a humildade de não se julgar o centro do universo.

12 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sueli Maia (Mai) disse...

Esse teu texto daria um 'parecer' psicológico daqueles bem densos mas não é o caso de fazê-lo, agora.
Patologias e diagnósticos à parte percebo que a psicologização ou a psicanálise 'dos botequins' ou dos 'salões de beleza' são cada dia mais SUS e menos Copa D'or ou seja, cada um é o psicanalista que quiser e faz à análise que desejar, também.
Uma coisa é interessante. Toda língua é um ouvido, um nariz e um par de olhos. Esse texto mostrou-me que Uma língua além desses sentidos, gosta de vassouras e não frequenta o 'AA' portanto é bêbada.

Se toda língua é bêbada, os gregos eram todos bêbados e Freud, 'Pai da psicanálise' gostava de cheirar e beber 'coca'...

Os garçons e os garis poderiam ser excelentes escritores, sim.

Sabe porque?
O filme 'O Leitor' já está em cartaz e no roteiro há uma espécie de Sherazade 'Pós moderna' que, analfabeta, tem um passado negro em que foi uma 'agente nazista' que comia criacinhas...

Essa Sherazade o que é pior, já naufragou no TITANIC...

Márcio,
é uma delícia ler teus textos e eu hoje queria um garçon.
Não prá fazer psicanálise mas prá beber uma boa dose de Whisky que o dia está prá se varrer...

Abraços,

Mai.

Letícia disse...

Muito bom, Márcio. E novamente, se é que já fiz isso, tiro o meu chapéu. Não uso chapéu, mas esse texto vale por mil chapéus. Eu li e para mim não se trata apenas de uma análise psíquica. É crítica. Mas é leve e somente um varredor ou garçom ou aquela pessoa que fica sentada na entrada de um banheiro de um restaurante, vivendo do que vê ou ouve, pode perceber a sutileza. Porque é no silêncio e na simplicidade que se percebe. Muitos estão atolados dentro de seus próprios eus. Uma perda de tempo? Não sei. Mas como eu disse. Simplicidade e sutileza não são artefatos que possam ser usados por muitos. Você sabe como usá-los. E eu parabenizo você por sua percepção.

mariza lourenço disse...

não sei, posso estar errada, mas percebo que quanto mais estudamos, mais nos especializamos, nossa vida se afunila, nossas rodas se restringem e nos tornamos auto-referentes demais e dispostos demais a demonstrar, por motivo de vaidade, o quanto valemos. se é que valemos alguma coisa. talvez fizéssemos bem mais e melhor por nós mesmos se parássemos algumas vezes ao dia, no beto do cachorro-quente, homem sábio tá ali. e nem precisou de livro e estudo e banco de escola para saber com perfeição o que, de fato, realmente importa. beto do cachorro-quente é cheio de contas pra pagar, trabalha a morrer, não viaja de avião e me parece muito satisfeito. ao contrário da maioria, que busca a tal de satisfação, a tal da felicidade em conceitos e teorias. a maioria sempre busca demais e acha de menos, porque o melhor, o possível, e, sim, a tal da felicidade estão sempre tão à mão, que aos olhos cultos, enevoados pela sofisticação do aprendizado acadêmico, parecem não existir.
muito bom o texto, sobretudo pela reflexão a que nos remete.
boa quinta, Márcio.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clea Pinheiro disse...

Há pessoas que trabalham para comprar coisas e pagar as contas, às vezes tão irritadas saem para seu trabalho, que se seu filhinho perguntar – para onde está indo pai? – para o inferno!
Outras pessoas acreditam que, de algum modo, seu trabalho contribui para que o mundo seja melhor. Estas são felizes, não importa a profissão, e possuem uma consciência ampla.
Só mais uma coisinha: o dinheiro trás felicidade sim, pra quem já é feliz.
Parabéns pelo texto Márcio, mais uma vez.

Ju disse...

há, muito bem observado!
tb admiro muito os taxistas, sabia? sempre ouço histórias tão interessantes deles... ó ser humano é incrível...
beijos!
: )

Luciana F. disse...

A profundidade da busca e a intensidade do conflito interno, de modo geral, é mais acentuada nas pessoas com mais poder e treino de reflexão.
Já a capacidade observação independe dessa escala. Mas não concordo inteiramente na maior habilidade dos garçons, taxistas, garis, etc Exemplo disso são seus textos, que demonstram o enorme poder de observação e análise contemplativa advindos de uma pessoas altamemente intelectualizada. Digo isso porque a mera observação sem a consequente análise me parece inócua. Abração!

Anônimo disse...

excelente no contexto, excelente como texto,e eu da minha parte acrescentaria os motoristas de táxi,deles ouvi muito e sempre os incentivei prum papo,e suas histórias motivaram e inspiraram muitos dos meus escritos
parabens e um abraço

Anônimo disse...

excelente no contexto, excelente como texto,e eu da minha parte acrescentaria os motoristas de táxi,deles ouvi muito e sempre os incentivei prum papo,e suas histórias motivaram e inspiraram muitos dos meus escritos
parabens e um abraço

alma da gente negra disse...

Olá, sua página é um convite a leitura. Parabéns!