quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Criar como as crianças

Sou cuidadoso com a ideia, bastante difundida, de que a infelicidade nos torna criativos. Isso não me parece necessariamente verdadeiro. O que me parece, de fato, é que ser infeliz nos faz reflexivos. A disposição de refletir pode, em algumas circunstâncias, nos levar a uma certa abertura para a criatividade. No meu caso, porém, isso só funciona se eu não estou muito infeliz. Uma intensa e profunda infelicidade, para mim, não produz nada além de uma espécie de depressão que aos poucos aniquila a imaginação, fonte da criatividade. Melhor seria criar como as crianças: brincando consigo mesmas e com o mundo. As criações das crianças, em sua grande maioria, estão isentas de infelicidade. São produto da alegria ou de uma capacidade de dizer não à infelicidade. É pena que o caminho de volta à infância seja tão difícil de achar...

1 comentários:

Guilherme Alves disse...

Olá Marcio,

Felizmente encontrei o seu blog e me tornei um grande admirador dos seus textos. Esse me tocou especialmente. Reproduzi o seu texto no meu blog, dando todos os devidos créditos. Espero que não tenha problemas, qualquer coisa é só falar. Abs e parabéns pelo blog.