domingo, 20 de setembro de 2009

Oficina literária: o belo e perigoso canto dos adjetivos

Se é aceitável dizer que também em matéria de Literatura o diabo mora nos detalhes, pode-se concluir que boa parte de suas mais diabólicas artimanhas está nos adjetivos. Mais do que quaisquer outros tipos de palavras, os adjetivos, como as sereias, têm um grande poder de atração sobre quem escreve. Não é raro, entretanto, que levem para o fundo quem se atira a eles com volúpia irrefletida.

2 comentários:

Lara Amaral disse...

Olá, Márcio. Obrigada pelo comentário em meu blog. Tbm sou jornalista. Quer dizer, me formei no ano passado, mas não exerço a profissão.
Abraços.

Sueli Maia (Mai) disse...

A D O R E I...
Sereia em defesa do seu canto adjetivo e livre.
Imagino que não tenha sido tua intenção mas, este texto poderia ser entendido como uma mensagem subliminar de sugestão ao medo, insegurança e desconfiança.
Te explico. Utilizando adjetivos, ficou evidente uma mensagem dúbia, com duplo vínculo.
Isto, ao sujeito crítico, poderia desconstruir o desejo do exercício de escrita livre pois desestimularia o sujeito, desconstruindo sua escrita.
O que achas, isto seria possível?
.
Isto parece ter se dado pelo uso de dois adjetivos que não são opostos. Assim, a mensagem pareceu se potencializar o segundo adjetivo - "PERIGOSO" e percebi que assim, se fez desconstrutora.
Repito, mesmo não intencional.
.
No título há: "belo e perigoso"
Adjetivos com opostos diferentes:
1)belo = bonito # feio
2)perigoso = arriscado # inofensivo
.
Esses adjetivos parecem ter sido potencializados e com eles, a mensagem de perigo que poderia, não apenas sugerir a moderação do uso mas, como mensagem dúbia, incitar o desuso por medo.
O conjunto crítico e dúbio, poderia suscitar insegurança, desconfiança e medo. Assim, me pareceu desconstruir o sujeito que tenta aprender a escrever.
.
A oportunidade de fazer oficina literária contigo é bárbara...
Gosto de, fazendo pensar, construir.

Obrigada!
Beijos e boa semana.