terça-feira, 28 de julho de 2009

Adeus, por enquanto

Até segunda ordem, estou fora do ensino superior. Depois de vários anos atuando como professor de lógica aplicada ao raciocínio jurídico, de prática intensiva jurídica, argumentação avançada, língua latina e literaturas de língua inglesa, e como orientador de metodologia de pesquisa para dissertações em cursos de Direito e Letras, jogo a toalha e me retiro de cena. A culpa não é, de modo algum, da instituição em que venho lecionando, na qual tenho feito bons amigos, muito menos dos meus alunos, pelos quais desenvolvo sempre uma fraternal e sincera afeição, que tem sido recíproca em todas as situações, o que muito me honra.
A culpa é minha, somente minha. Um rápido exame crítico de minhas experiências docentes me levou a crer que eu me equivoquei em algum ponto. O resultado desse equívoco é que renunciei a continuar pesquisando na amplitude e na profundidade a que me propus no início de minha carreira docente no ensino superior. Fiz isso, talvez sem o perceber, em favor de uma repetição indevida de informações que se tornou tanto mais perniciosa, quanto mais o tempo passa. Esqueci, e não sei bem como pude incorrer nessa tolice, que ser aluno e aprendiz é mais instigante do que ser mestre e que só vale a pena ensinar se pudermos aprender
Quando acordei do torpor em que me vi mergulhado, estava familiarizado com os conteúdos das disciplinas que lecionava ao ponto de repeti-los mais ou menos como um relógio repete as horas: exatamente do mesmo modo. Já não me lembrava sequer de quando foi a última em que me havia sentado para pensar um ângulo novo para os pontos centrais das disciplinas que leciono; estava tão afeito à melhor maneira de transmitir dados, que me esqueci de que é preciso descobrir novos arranjos mentais para os dados e, se possível for, novos dados a serem dispostos em outros arranjos.
Profundamente insatisfeito com a minha mediocridade docente e com a minha incapacidade de imprimir a meu trabalho a diretriz que penso que ele deve ter, não por me julgar capaz de grandes realizações, mas por não aceitar a preguiça mental que leva à estagnação e à monotonia, volto minhas energias para o jornalismo e para as minhas atividades empresariais, em busca de tempo para reestruturar a busca contínua de informações que possam ser transformadas em saber, único caminho válido, no meu modesto entendimento, para quem não vê na educação apenas uma mercadoria a ser produzida em massa.

12 comentários:

nanda disse...

Parabens pela sua humildade... se se sentir bem e realizado e acha que pode desempenhar um melhor papel nesse seu objetivo, va em frente. Tambem nao tolero o comodismo, sobretudo o psicologico... a vida so tem sentido se usarmos a nossa capacidade de aprendizagem em pratica... felicidades e como avô tambem, sua neta é linda

Anônimo disse...

整形資訊:
縫雙眼皮,整形,果凍矽膠
電波拉皮,整形,果凍矽膠
婦女資訊:
試管嬰兒,婦產科,肉毒桿菌,不孕症
旅遊資訊:
墾丁一日遊,墾丁旅遊,墾丁旅遊網
高雄一日遊,高雄旅遊,高雄縣旅遊
阿里山旅遊,旅行社,機票
清潔資訊:
地板拋光,居家清潔,清潔公司
白蟻,除蟲,跳蚤
除白蟻,白蟻防治,防白蟻治
瑜珈資訊:
瑜珈,瑜珈教室,瑜珈補習班
瑜珈教學,瑜珈教室,高雄瑜珈
行銷資訊:
SEO,搜尋行銷,搜尋行銷
網站排名,網路排名,網路行銷
網頁優化,關鍵字,關鍵字行銷

Anônimo disse...

保健資訊:
保健食品,樟芝,納豆
美食資訊:
蛋糕,彌月蛋糕,乳酪蛋糕
巧克力,chocolate,巧克力蛋糕
住宿資訊:
MOTEL,汽車旅館,台中住宿
日韓服飾:
日系服飾,服飾批發,流行服飾
看護資訊:
看護,居家看護,看護中心
居家看護,看護,看護中心
看護,居家看護,看護中心
法拍資訊:
法拍屋,法拍,法拍屋
汽車百貨:
大樓隔熱紙,汽車隔熱紙,隔熱紙
其他資訊:
棧板,塑膠棧板,會計事務所
大陸新娘,外籍新娘,柴犬
東北新娘,大陸新娘,外籍新娘

Anônimo disse...

Michael Jackson(麥可傑克森)你永遠是我的最愛^^
Michael Jackson,麥可傑克森

Michael Jackson,麥可傑克森

Michael Jackson,麥可傑克森

瑜珈,看護,旅遊

保健,蛋糕,服飾

網路,資訊,花園

法拍屋,隔熱紙

達人,精品,整形

科技,天空,飛翔

蝸牛,不孕,汽車

Biba disse...

É estranho, eu estou sempre procurando novos angulos e inventando coisas, estou sempre querendo esse saber insabido e me vejo, lendo o seu texto, como uma estudante! Estou sempre pesquisando e querendo mais para oferecer com carinho aos meus alunos. Não sei se é preciso parar para rever posições. No seu lugar, eu ia atrás dessa instância perdida dentro da sala de aula. Mas você é quem sabe, não é mesmo?

beijo
Carpe Diem!!

Luciana F. disse...

Márcio! Não sei que tipo de professor vc é, mas, a julgar pelos seus textos, sua "mediocridade" deve superar em qualidade mais de 80%dos docentes universitários do país...Imagino que, a despeito de sua auto-crítica, será uma perda e tanto para seus alunos...Abração!

Luciana F. disse...

OUtra coisa: como se faz para evitar esse spam japonês/chinês nos nossos blogs, hein??!!! putz, que coisa chata!!! rsrsr

Anônimo disse...

心安居家看護
心安居家看護中心提供:看護居家看護照顧醫院看護照顧,是合法登記專業看護中心,為政府立案,希望給客戶滿意照顧病患,緊急臨時找看護,上網關鍵字,奇摩yahoo或中華Google心安居家看護中心,醫院看護-台大、國泰、中華、慈濟、三軍、榮總、馬偕教友、陽明醫院、皆可服務陽光看護,照顧細心,慈愛心,關懷心。

看護居家看護看護中心看護照顧定期看護短期看護>>>參考網站

Lia Noronha disse...

Abraços diretamente do meu Cotidiano pr avc Marcio.
Acho que vc deveria fazer uma experiência de trabalhar com o segundo grau...principalmente com o pré vestibular...então morreria de saudades das suas salas de aula de curso superior.

Anônimo disse...

提供最佳的十大生活資訊與分享:
你知道哪裡有好吃的蛋糕嗎!
你知道白蟻如何防治嬤!
汽車隔熱紙一定是越貴越好嬤!
哪一種棧板是具有環保!
台中哪一家整形醫師縫雙眼皮最讓妳滿意!
關鍵字的搜尋行銷要領
如果要高雄旅遊,讓我告訴你高雄縣旅遊觀光景點
會計事務所到底是做哪些事!
長期照顧老人看護要如何選擇
哪裡可以選到價廉物美的服飾批發!

Anônimo disse...

整形 柴犬
外籍新娘 肉毒桿菌
網路行銷 網站排名
汽車旅館 保健食品
整形外科 台中住宿
高雄旅遊 日系服飾
瑜珈教室 居家看護
扭力板手 chocolate

Maria Clara dos Santos Batista disse...

Nunca pensei que você, Marcio, pudesse ter este tipo de comporamento. Sei qe conheço pouco de ti, mas sei que és um excelente professor; adoraria assistir suas aulas.Mas confesso que fico feliz com sua capacidade de auto-avaliação; pouquíssimos professores de nível superior tomam esta atitude e creio que a maioria deveria fazer o mesmo. Não de se afastar (acho que é radical demais) mas de reconhecer que mudar a metodologia (será que estou falando besteira?) as vezes é bom,não só para o docente, como para o discente. beijos e boa sorte na sua carreira.