quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dicionário Anárquico da Blogosfera: "P", de poesia


* Postagem [substantivo feminino]: 1 - originalmente, o ato de remeter pelo correio; o que é remetido; 2 - na blogosfera, a partir dos anos 2000, constitui a designação genérica para sonhos, esperanças, crenças, ilusões, confissões e desabafos transpostos para a tela do computador; também pode ser entendida como um grito virtual contra a solidão, capaz de ecoar simultaneamente em todos os continentes.

* Planeta [substantivo masculino]: 1 - até a massificação dos micro-computadores pessoais, designava a vasta totalidade das terras e mares pela qual estão dispersos os habitantes deste mundo; 2 - com o advento da web e da blogosfera, passou a ser o vilarejo virtual onde se reúnem autores e leitores das mais diversas localidades para, ao fim do dia, trocar impressões sobre o que se passa com cada um.

* Poesia [substantivo feminino]: 1 - antes do surgimento do mundo virtual, correspondia a um tipo de produção literária com características definidas; 2 - na blogosfera, pode ser entendido como o fenômeno que leva aqueles que o experimentam a pensar que computadores podem ser postos a serviço da alma; por extensão, designa um estado de espírito lírico que, embora induzido virtualmente, persiste no olhar de autores e leitores mesmo após o desligamento do monitor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Márcio,
Acrescento um 'P' de Perfeita para sua observação!
Uma tríade traduzindo o mais puro exercício de sensibilidade blogosférica.
Em suas palavras, a voz lírica virtual.

Letícia disse...

Eu não havia pensado nisso. Esses termos nunca me chamaram a atenção. Mas agora estou salva porque você é, sem dúvida, o "impressionista impressionável".