sábado, 11 de abril de 2009

A arte de ondular ao vento

Notas de um passeio de fim de tarde
As duas últimas horas de claridade natural de hoje foram gastas num rápido giro por um descampado próximo à região urbana. Aproveitando a necessidade de um deslocamento rápido até uma das extremidades da cidade, fui ver o Sol se pôr num ponto mais elevado que fica próximo.
Alguns minutos de caminhada à margem da estrada solitária bastaram para que eu reencontrasse um velho conhecido: o alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia). Por instantes, essa bela flor do campo me fez companhia enquanto eu olhava os últimos raios solares escondendo-se atrás dos morros.
Enfeite natural da paisagem campestre, o alecrim floresce sem necessidade de ser semeado por mãos humanas, mas nem por isso deixa de oferecer de graça a sua beleza àqueles que se dispõem a passear nos campos. Ondulando ao vento, ele dá aos morros e descampados um aspecto de jardim sempre bem cuidado.
Como quase tudo que é belo e gratuito, o alecrim desperta suspeitas. Houve época em que foi considerado praga das pastagens e erradicado de vários locais. Depois se descobriu que é uma das plantas a partir das quais as abelhas sintetizam o própolis, um dos mais benfazejos produtos da natureza, com a vantagem de crescer até em pastos esgotados.
Os filósofos deveriam desenvolver um sistema moral baseado no alecrim. Seria bom se aprendêssemos a ser naturalmente belos mesmo nos lugares mais áridos, a dar sem esperar nada em troca e a retribuir a incompreensão com a disposição de ser úteis. Viveríamos mais felizes se tivéssemos, sob o Sol ou a chuva, a capacidade de ondular ao vento para celebrar a alegria de estarmos vivos.

4 comentários:

layla lauar disse...

hum.. estou com uma invejinha boa desse seu passeio de fim de tarde...mas quase que pude acompanhá-lo através da sua narrativa..o aroma do alecrim, com certeza, senti.

abraço

Anônimo disse...

Márcio, muito racional sua constatação!
Aprender a celebrar o dom da vida, mesmo quando esta se mostra árida e hostil, pois é justamente nesses momentos que as maiores lições nos são ensinadas.
Essas aprendizagens não constam em nenhum currículo escolar, a não ser na experiência única e individual do ser humano de olhar ao seu redor com os olhos da sensibilidade.
Muito bom!

Anônimo disse...

Q
V
seo

SEO是目前最新興的廣告曝光方法,SEO搜尋行銷提供了專業的關鍵字排名與SEO搜尋引擎最佳化服務,讓你的網站在SEO排名遙遙領先,歡迎洽詢SEO的專家 ... SEO自然排名 規劃架設seo seo網站 專業關鍵字公司1通電話幫您把網站排名到第1頁、 想要讓自己的網站大量曝光嗎? ...

宜蘭民宿

a383



2

s

silvana tavano disse...

E depois eu é que sou poeta...

Um abraço