domingo, 8 de novembro de 2009

Uma Coca-Cola vinte anos depois

Aceitei o convite de um amigo promotor de eventos e fui comemorar ontem à noite a chegada dos meus 37 anos numa festa temática com canções dos anos 80. Ocupei uma mesa fora da pista de dança, de onde podia ver o público, formado por pessoas de várias idades. Presente à festa, meu filho Pedro, de 15 anos, ouvia atentamente a banda executar releituras de canções lançadas na época em que eu tinha a idade dele. A julgar por seu entusiasmo e pelo brilho dos olhos, Pedro parece ter gostado do repertório.
Sentado com uma garrafa pequena de Coca-Cola, mesma bebida que eu tomava nas noites de sábado de 20 anos atrás, fiquei horas observando a eclética pista de dança. Comecei a achar que a mistura de gerações era a grande atração da festa. Mais do que os cabelos grisalhos na minha cabeça e do que as marcas de expressão no meu rosto, ver meu filho prestando atenção às canções que eu ouvia quando tinha 15 anos, e considerando-as "velharias" dignas de serem tiradas de dentro do baú, fez com que eu me desse conta de que os dias, afinal, passaram rápido nas duas últimas décadas. Voltei para casa com os versos da canção do Ira! na mente:

Quando me sinto assim,
volto a ter quinze anos.
Começando tudo de novo,
vou me apanhar sorrindo.
(...)
Vivendo e não aprendendo
Eis o homem (esse sou eu)
Quis se diz seguro
Que se diz maduro...

Antes de dormir, fui ao quarto de Pedro e o encontrei empenhadíssimo em localizar na internet canções de Lulu Santos, RPM, Legião Urbana e outros ícones dos meus tempos de adolescência. Hoje, quando voltamos a conversar, falei então sobre a canção do Ira!, e Pedro fez um comentário: "Essa é bonita, mas não tocou lá, pai". Pedro tem razão. Era na minha cabeça que a canção do Ira! estava tocando.

4 comentários:

Letra pequena online disse...

Parabéns, Márcio. Pelo aniversário e pelo resto.

Rita Pimenta

Letra pequena online disse...

Parabéns, Márcio. Pelo aniversário e pelo resto.

Rita Pimenta

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Parabens. Eu sei o que e esse sentimento em relacao aos nossos filhos... falo de um livro no VIVER E SENTIR que nao sei se ja leu... e muito bom ... senti vontade ler de novo

Luciana F. disse...

Parabéns atrasado!!!
(música dos anos 80 é tudo de bom. aqui em POA, há, mensalmente uma festa chamada Balonê, onde só toca música daquele tempo e de vez em quando vem alguém da uma canja no meio - de Wando a Kid Vinil...hehehe).
abraço!