quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Relatório de Contabilidade Existencial

No ensejo do encerramento do presente exercício anual de viver, verificou-se na existência do signatário a situação abaixo pormenorizada:

I - Das Metas
* Meta de colocar o amor como guia de pensamentos e ações: atingida sem ressalvas.
* Meta de perdoar: foi alcançada, embora tenha se revelado de dificílima operacionalização.
* Meta de tomar menos remédios para enxaqueca e dedicar mais tempo à música e à poesia: realizada a contento, verificando-se ao final do exercício extraordinária relação custo-benefício.
* Meta de produzir menos desordem com papéis e objetos: cumprida em 40%, o que exigirá um ajustamento de conduta para o próximo exercício.
* Meta de ajudar ao próximo: houve esforços ininterruptos e até sacrifícios ao longo de todo o período, resultando, não obstante, em desempenho aquém do esperado pelo signatário.
* Meta de ser feliz: neste caso, optou-se por uma avaliação dia a dia, levando-se em conta o curto ciclo de oscilação do quesito avaliado, tendo sido constatado saldo médio positivo ao final do período.

II - Do Patrimônio
Declaram-se os seguintes bens como integrantes do patrimônio existencial do signatário:
* participação, como acionista vitalício, da Casa de Espetáculos da Natureza, com direito a entrada gratuita em exibições de luar e estrelas.
* direito, também vitalício, de usufruto do canto de pássaros que voam livres.
* estoques de emoção intensa, acondicionada em alguns volumes de poesias, algumas canções e obras sinfônicas e algumas imagens de arte.
* reservas generosas de solidariedade e calor humano doadas por 4 ou 5 amizades sinceras.
* posse legítima de um reservatório inesgotável de fé no gênero humano, a despeito das mazelas da humanidade.
* direito de usufruto ad eternum de uma especialíssima alegria, decorrente da existência de três garotos que moram no litoral capixaba e vêm às montanhas de Minas por ocasião das férias.
* reservas de vontade de viver e de disposição de ser feliz em quantidade não mensurável.

III - Do Balanço
No período sob avaliação verificou-se uma inflação de responsabilidades, mas houve aumento correspondente nas capacidades de pensar antes de agir e de dar a volta por cima, o que permitiu, ao final, uma relação favorável no encaminhamento de metas e desafios. Observou-se a ocorrência de algumas tristezas e decepções ao longo do exercício, contrabalançadas pela captação de pequenas alegrias que, somadas, perfizeram um capital de valor surpreendente.
Sob o aspecto existencial, não se configurou tecnicamente nenhuma crise, apenas instabilidades localizadas. A maior parte delas foi superada com investimentos contínuos de tempo, trabalho e, sobretudo, paciência. Para a solução das restantes, que ficou pendente para o exercício vindouro, serão usados aportes extras do vasto e profundo estoque de esperança que o signatário mantém acondicionado num cofre em forma de coração.

0 comentários: