segunda-feira, 27 de julho de 2009

Das vantagens de não ter razão

A argumentação é a nervura que percorre toda a vida humana em sociedade. Argumentamos no trabalho com os que estão acima e abaixo de nós na hierarquia organizacional; em família com pais, irmãos, filhos e cônjuges; em ambientes de lazer com amigos e conhecidos. Estranho é que, a despeito de tanta prática, estejamos tão pouco afeitos à idéia, fundamental para a argumentação construtiva, de que ser esclarecido é tão importante quanto esclarecer.
É frequente que enxerguemos a argumentação mais como luta do que como diálogo e nos apeguemos demais à idéia de ter razão. Nessas circunstâncias, acabamos nos esquecendo de que aprendemos muito mais deixando-nos convencer por argumentos que se revelam sólidos após exame do que defendendo argumentos fracos apenas pelo gosto de ter razão. Mas quem de nós está disposto a examinar com cuidado argumentos contrários? Esse é ponto.

4 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

É vero, Márcio mas ano passado eu acordei com uma frase latejando em meu juízo e era sobre a relatividade da economia era assim: Meu exercício é ser menos e mais. Menos racional e MAIS HUMANA. Há casos em que menos é mais. Talvez esta seja uma das vantagens de não 'ter azão'

Deixo um abraço novamente.

Anônimo disse...

Quando o assunto é credibilidade, fica evidente a polêmica desse ponto de discussão. Fedro, em "Diálogo sobre a Retórica", deixou isso bem claro, há muitos anos:

“Ouvi dizer que para quem deseja tornar-se um orador consumado, não se torna necessário um conhecimento perfeito do que é realmente justo, mas sim do que parece justo aos olhos da maioria, que é quem decide, em última instância. Tão-pouco precisa de saber realmente o que é bom ou belo, bastando-lhe saber o que parece sê-lo, pois a persuasão se consegue não com a verdade, mas com o que aparenta ser verdade.”

Éverton Vidal Azevedo disse...

Ótimo texto Márcio. Ontem eu esta frase de um escritor que admiro: "Abro mao de ter razao" (Ricardo Gondim). Embora seja um extremo ela expressa sabedoria. O que você disse é certeiro, em suma, saber usar a argumentaçao com sabedoria e para se chegar ao bem.

Abraço.

Lia Noronha disse...

Marcio: a emoção e a razão deveriam andar de mãos dadas...a vida seria mais serena!
Abraços d e bom fim de semana pra vc querido.