terça-feira, 28 de julho de 2009

Adeus, por enquanto

Até segunda ordem, estou fora do ensino superior. Depois de vários anos atuando como professor de lógica aplicada ao raciocínio jurídico, de prática intensiva jurídica, argumentação avançada, língua latina e literaturas de língua inglesa, e como orientador de metodologia de pesquisa para dissertações em cursos de Direito e Letras, jogo a toalha e me retiro de cena. A culpa não é, de modo algum, da instituição em que venho lecionando, na qual tenho feito bons amigos, muito menos dos meus alunos, pelos quais desenvolvo sempre uma fraternal e sincera afeição, que tem sido recíproca em todas as situações, o que muito me honra.
A culpa é minha, somente minha. Um rápido exame crítico de minhas experiências docentes me levou a crer que eu me equivoquei em algum ponto. O resultado desse equívoco é que renunciei a continuar pesquisando na amplitude e na profundidade a que me propus no início de minha carreira docente no ensino superior. Fiz isso, talvez sem o perceber, em favor de uma repetição indevida de informações que se tornou tanto mais perniciosa, quanto mais o tempo passa. Esqueci, e não sei bem como pude incorrer nessa tolice, que ser aluno e aprendiz é mais instigante do que ser mestre e que só vale a pena ensinar se pudermos aprender
Quando acordei do torpor em que me vi mergulhado, estava familiarizado com os conteúdos das disciplinas que lecionava ao ponto de repeti-los mais ou menos como um relógio repete as horas: exatamente do mesmo modo. Já não me lembrava sequer de quando foi a última em que me havia sentado para pensar um ângulo novo para os pontos centrais das disciplinas que leciono; estava tão afeito à melhor maneira de transmitir dados, que me esqueci de que é preciso descobrir novos arranjos mentais para os dados e, se possível for, novos dados a serem dispostos em outros arranjos.
Profundamente insatisfeito com a minha mediocridade docente e com a minha incapacidade de imprimir a meu trabalho a diretriz que penso que ele deve ter, não por me julgar capaz de grandes realizações, mas por não aceitar a preguiça mental que leva à estagnação e à monotonia, volto minhas energias para o jornalismo e para as minhas atividades empresariais, em busca de tempo para reestruturar a busca contínua de informações que possam ser transformadas em saber, único caminho válido, no meu modesto entendimento, para quem não vê na educação apenas uma mercadoria a ser produzida em massa.

7 comentários:

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Parabens pela sua humildade... se se sentir bem e realizado e acha que pode desempenhar um melhor papel nesse seu objetivo, va em frente. Tambem nao tolero o comodismo, sobretudo o psicologico... a vida so tem sentido se usarmos a nossa capacidade de aprendizagem em pratica... felicidades e como avô tambem, sua neta é linda

Biba disse...

É estranho, eu estou sempre procurando novos angulos e inventando coisas, estou sempre querendo esse saber insabido e me vejo, lendo o seu texto, como uma estudante! Estou sempre pesquisando e querendo mais para oferecer com carinho aos meus alunos. Não sei se é preciso parar para rever posições. No seu lugar, eu ia atrás dessa instância perdida dentro da sala de aula. Mas você é quem sabe, não é mesmo?

beijo
Carpe Diem!!

Luciana F. disse...

Márcio! Não sei que tipo de professor vc é, mas, a julgar pelos seus textos, sua "mediocridade" deve superar em qualidade mais de 80%dos docentes universitários do país...Imagino que, a despeito de sua auto-crítica, será uma perda e tanto para seus alunos...Abração!

Luciana F. disse...

OUtra coisa: como se faz para evitar esse spam japonês/chinês nos nossos blogs, hein??!!! putz, que coisa chata!!! rsrsr

Lia Noronha disse...

Abraços diretamente do meu Cotidiano pr avc Marcio.
Acho que vc deveria fazer uma experiência de trabalhar com o segundo grau...principalmente com o pré vestibular...então morreria de saudades das suas salas de aula de curso superior.

Anônimo disse...

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Maria Clara dos Santos Batista disse...

Nunca pensei que você, Marcio, pudesse ter este tipo de comporamento. Sei qe conheço pouco de ti, mas sei que és um excelente professor; adoraria assistir suas aulas.Mas confesso que fico feliz com sua capacidade de auto-avaliação; pouquíssimos professores de nível superior tomam esta atitude e creio que a maioria deveria fazer o mesmo. Não de se afastar (acho que é radical demais) mas de reconhecer que mudar a metodologia (será que estou falando besteira?) as vezes é bom,não só para o docente, como para o discente. beijos e boa sorte na sua carreira.